Ato médico: designação atribuída a cada ato praticado pelo prestador de cuidados de saúde.
Na mesma sessão podem ser cumpridos mais do que um ato médico.
Ambulatório: cobertura que dá acesso a: consultas de clínica geral e especialidade, e a pequenas cirurgias realizadas em consultório.
Autorização: algumas intervenções cirúrgicas e/ou exames complementares de diagnóstico podem requerer autorização prévia. O beneficiário deverá aguardar o envio da autorização antes de qualquer intervenção.
Beneficiário: pessoa a favor da qual reverte a prestação do serviço.
Cartão de saúde: cartão personalizado que identifica o beneficiário e que deve por este ser apresentado sempre que se deslocar a um prestador da rede clínica convencionada.
Copagamento: valor definido, previamente, convencionado referente a cada ato médico praticado. Este valor deverá ser liquidado pelo beneficiário nos prestadores da rede clínica convencionada.
Domicílio: é o local de residência habitual do beneficiário.
Especialidade: área da medicina vocacionada para o tratamento de um conjunto restrito de doenças.
Exame complementar de diagnóstico: exame efetuado por prescrição médica para auxiliar no diagnóstico da doença.
Internamento: inclui hospitalização e intervenção cirúrgica e carece de autorização prévia.
Prestador: médico ou unidade clínica que presta serviços de saúde.
Reclamação: considera-se reclamação sempre que o Beneficiário mostre discordar de uma atuação, procedimento, serviço da SAÚDE MÉDICA ou que este não corresponda às suas
expectativas.
Rede convencionada: conjunto de prestadores de cuidados de saúde e bem-estar, formalmente, contratualizados com a SAÚDE MÉDICA para a Rede SAÚDE MÉDICA.
Serviços de assistência: conjunto de meios e/ou serviços à disposição do beneficiário e garantidos pela entidade prestadora dos mesmos.
Aconselhamento e motivação de higiene oral: inclui indicações para a prática da higiene oral e adestramento das técnicas necessárias para prevenir o aparecimento de cárie e doenças periodontais.
Acrescento de gancho de aço inox em prótese removível: os ganchos são meios de retenção para as próteses removíveis que retêm e estabilizam as mesmas.
Acrescento de gancho estético em prótese removível: são meios de retenção das próteses removíveis, que retêm e estabilizam as mesmas, fixando-se aos dentes naturais pela sua superfície externa.
Ajuste oclusal para próteses, sem montagem em articulador: processo para a localização e eliminação de possíveis alterações oclusais, tais como prematuridades e interferências, para melhorar a função oclusal do paciente.
Aparelho ortodôntico fixo ou auxiliar fixo (cada aparelho): são aparelhos fixos para o tratamento das diferentes formas de maloclusão dos dentes e das alterações associadas nas estruturas circundantes. Os brackets abrangidos são unicamente os metálicos. Outros tipos de brackets (cerâmicos, fibra de vidro, etc.) ficam sujeitos a acordo com o ortodoncista e suplemento pago à parte.
Aparelho ortodôntico removível ou auxiliar removível (cada): são aparelhos removíveis para o tratamento das diferentes formas de maloclusão dos dentes e das alterações associadas nas estruturas circundantes.
Aplicação tópica de fluoretos: aplicação de flúor em forma de gel, com prévia profilaxia, para redução da sensibilidade dentária, assim como para a prevenção das cáries dentárias.
Branqueamento externo combinado (consultório + ambulatório): branqueamento dental externo, efetuado parte no consultório e parte no domicílio, sob supervisão médica.
Branqueamento externo em ambulatório (domicílio): branqueamento dental externo, efetuado no domicílio pelo paciente, sob supervisão médica.
Branqueamento externo no consultório: branqueamento dental externo, efetuado no consultório, sob supervisão médica.
Branqueamento interno por peça (cada sessão): branqueamento dental interno em dentes endodonciados.
Cirurgia de retalho (por dente): técnica cirúrgica que tem como finalidade conseguir o acesso a locais onde é possível chegar com outras técnicas, sendo que é preciso descolar/levantar a gengiva.